“Saúde Universal”: este é o tema do Dia Mundial da Saúde
5 abr 2019
O Dia Mundial da Saúde é celebrado em todo mundo no dia 07 de abril. Nas Américas, o foco será na garantia de saúde para todas e todos
O dia 7 de abril, domingo, é marcado por dois acontecimentos importantes para o mundo: o primeiro deles relembra o surgimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O segundo motivo está atrelado ao primeiro: em 1948, a Assembleia Mundial da Saúde escolheu esta data para celebrar o Dia Mundial da Saúde, com a intenção de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Ano após ano, são realizadas campanhas mundiais a partir de um tema diretamente relacionado à saúde. Em 2019, o tema central das celebrações do Dia Mundial da Saúde nas Américas é “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares“. As ações realizadas anualmente são importantes para alertar a população, lembrando que os cuidados com a saúde não devem existir somente diante de uma patologia específica, mas, sim, devem ser uma preocupação constante. Portanto, as campanhas têm como objetivo fazer com que a população se informe a respeito de seus direitos quando o assunto é a promoção da saúde.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a ideia de saúde universal corresponde à garantia de acesso à saúde para todas as pessoas, sem discriminação, a serviços integrais de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras. Para isso, é necessária a definição e implementação de políticas e ações que envolvam toda a sociedade nas discussões a respeito da saúde e do bem-estar.
Medidas a serem cumpridas
No início deste ano, a OMS definiu 10 metas para saúde a serem cumpridas em 2019. Entre os objetivos, está a ampliação do acesso e da cobertura de saúde para atender a 1 bilhão a mais de pessoas na comparação com números atuais. A agência da ONU também quer garantir que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde.
Para a concretização destas metas, a OMS separou suas ambições em 10 categorias prioritárias que visam a melhoria da saúde no mundo. A primeira categoria é “Poluição do ar e mudanças climáticas”, na qual são considerados os fatores que representam os maiores riscos ambientais para a saúde humana. A segunda são “Doenças crônicas não transmissíveis“, que engloba patologias como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Outra categoria é a “Pandemia de gripe“, com destaque à possibilidade de uma nova pandemia ocasionada pelo vírus influenza e à importância das vacinas.
A quinta categoria é “Cenários de fragilidade e vulnerabilidade“. Nela, a OMS pretende continuar atuando em países com sistema de saúde frágeis para prepará-los para detectar e responder a surtos de doenças. Em seguida está a “Resistência antimicrobiana“. Neste ano, a OMS pretende implementar um plano de ação global de combate à resistência antimicrobiana, aumentando a conscientização e o conhecimento sobre o tema, reduzindo as infecções e incentivando a aplicação adequada desses medicamentos.
A sétima categoria é o “Ebola“, na qual a Organização estará focada em ações de preparação para situações de emergência. Há também a categoria “Atenção Primária de Saúde“, que deverá ser fortalecida pela OMS. Outra preocupação da agência é a “Relutância em vacinar“. Nesta categoria, o órgão pretende atuar na conscientização sobre os perigos do movimento antivacina.
A conscientização também é a ação principal para a nona categoria intitulada “Dengue“. Com o aumento da doença nas regiões intertropicais, a OMS pretende potencializar as campanhas que visam o combate do mosquito transmissor. Por fim, há a categoria “HIV“. Ainda que nos últimos anos o número de pessoas contaminadas pelo vírus tenha diminuído, o cenário é preocupante. Uma das ações da OMS é o apoio à introdução do autoteste, para que um número cada vez maior de pessoas que vivem com HIV conheça o seu status e possa receber tratamento ou medidas preventivas.
Nesta data tão importante, a Labtest reforça seu compromisso com a saúde, reunindo esforços para que seu trabalho contribua para o melhor diagnóstico e a maior qualidade de vida das pessoas. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades em saúde divulgadas em nosso blog e redes sociais!