Com alguns estados brasileiros regredindo para a fase vermelha na contenção da COVID-19, os colaboradores não devem trabalhar tão cedo nas empresas. Mesmo que híbrido, quando há uma escala previamente definida, o home office deve continuar para empresas prosseguirem com as operações.

Diferentemente de outros setores, poucos profissionais de saúde podem trabalhar a distância, salvo aqueles que atuam na área administrativa. Independentemente disso, inúmeras pesquisas apontam que os colaboradores estão mais “irritados” com o trabalho após a pandemia. Prova disso é que uma pesquisa feita pelo LinkedIn em abril de 2020, pico da pandemia, mostra que dos 2 mil participantes, 62% se sentem mais ansiosos e estressados com o trabalho. 

Os que fazem parte da alta liderança das empresas estão mais estressados e sobrecarregados e com menos equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, revela a pesquisa “Termômetro do Novo Normal”. Com 84 empresas participantes e mais de 7.600 entrevistados, o estudo mostra que se o nível de estresse fosse uma competição, os diretores estariam liderando o campeonato, pois 40% dos que ocupam esse cargo se sentem mais estressados.

Para se adaptar ao que vem sendo chamado de “novo normal” pelos estudiosos (cujo alguns hábitos devem permanecer, mesmo após o fim da pandemia), as habilidades comportamentais nunca foram tão importantes para os profissionais nos dias de hoje. 

Competências comportamentais mais importantes

A forma como admitimos está mudando de forma gradativa. Antigamente, as contratações eram baseadas somente nas hard skills dos profissionais. Hoje, além da capacitação técnica, o universo corporativo exige habilidades comportamentais dos profissionais para lidar com adversidades com as quais estamos passando no momento.

Não é coincidência que a inteligência emocional passou a ser uma das competências mais importantes tanto para líderes quanto para colaboradores, haja vista que as emoções têm grande influência no nosso comportamento. Saber controlá-las e tomar decisões racionais é algo extremamente valorizado no meio corporativo. Saiba sucintamente as outras 5 habilidades comportamentais requisitadas pelo mercado de trabalho:

1. Comunicação

Neste período de distanciamento social, líderes e subordinados precisam ser ainda mais comunicativos, para evitar ruídos. Saber se comunicar é tão importante quanto as habilidades técnicas para desempenhar as atividades.

2. Proatividade

Diferenciar as demandas prioritárias das secundárias é uma soft skill procurada pelo mercado. Independentemente do cargo, pois seremos os nossos próprios gestores para tomar decisões em relação a prioridades de tarefas e prazos, propor melhorias ou iniciar um trabalho que precisa ser feito antes mesmo que o seu líder passe o comando.

3. Resiliência

Profissionais que se adaptam com facilidade são os mais requisitados para este “novo normal”, pois são resilientes o suficiente para enfrentar adversidades sem deixar se afetar negativamente.

4. Transparência

Além de respeitar as normas, valores e regras de conduta e cultura de onde trabalha, líderes e subordinados devem ser transparentes quanto aos riscos e benefícios de qualquer ação.

5. Empatia

É a habilidade de se colocar no lugar do outro, entender como está se sentindo e ajudá-lo sem ser invasivo. Profissionais com esse perfil são fundamentais para criar um ambiente mais harmônico e colaborativo, pois o bem-estar emocional é uma preocupação das organizações com os seus colaboradores.

Conclusão

Os aprendizados da pandemia demonstram que as habilidades comportamentais são tão necessárias quanto as técnicas. Para diminuir os índices de estresse e ansiedade apontados pelas pesquisas, gestores e sua equipe devem desenvolver as características acima, para criar uma gestão e time forte.

Considerado um serviço essencial, o setor de medicina diagnóstica passou por transformações radicais em 2020. No blog da Labtest, foi informado sobre como os cuidados de biossegurança foram intensificados e os serviços já disponibilizados pelos laboratórios começaram a ser mais frequentes. Acesse os artigos desenvolvidos sobre essas mudanças:

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