Assim como os seres humanos, que necessitam de idas regulares ao médico para verificar seu estado de saúde, os animais de estimação também precisam, de tempos em tempos, passar por uma consulta com um veterinário para saber se está tudo bem. Porém, muitos tutores ainda desconhecem que é recomendado consultar um especialista ao menos uma vez ao ano, mesmo que o pet aparente estar saudável. 

Mas, por que os animais precisam realizar check-up regularmente? Antes de mais nada, é preciso entender que os pets podem desenvolver doenças crônicas que são perfeitamente evitáveis, tais como a diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo o câncer. Da mesma forma que vamos ao médico para prevenir essas doenças, o veterinário pode ajudar animais de estimação e seus tutores a evitar doenças graves e crônicas, bem como as doenças pontuais e mais comuns.

Quais doenças podem ser evitadas por meio do check-up veterinário?

De modo geral, o check-up veterinário detecta doenças e problemas que podem ser evitados por meio de cuidados médicos, alteração na dieta e mudança de hábitos do animal, tais como:

  • Doenças cardíacas e hipertensão.
  • Doenças renais.
  • Vermes.
  • Câncer.
  • Doenças de pele.
  • Surdez ou cegueira.
  • Perda de pelos.
  • Doenças bucais e odontológicas.
  • Obesidade.
  • Infecção urinária. 

Nos pets com idade mais avançada, os veterinários geralmente aconselham integrar radiografias e ultrassom aos exames de rotina. Com isso, torna-se possível detectar problemas ósseos e doenças específicas nos órgãos, comuns nesse estágio da vida dos animais.

É importante destacar que o check-up é a melhor forma de detectar o câncer precocemente. Quando a doença é diagnosticada em fase inicial, o animal tem um bom percentual de chance de cura e uma boa resposta ao tratamento quimioterápico. Já no caso de doenças metabólicas, como a diabetes e o colesterol alto, ao detectar previamente as alterações, é possível modificar a dieta e hábitos do animal.

Como é feito o check-up veterinário?

O check-up veterinário nada mais é do que uma consulta realizada de maneira periódica, com foco na prevenção de doenças e na qual os exames, as vacinas e a vermifugação são colocados em dia. Em outras palavras, trata-se de um acompanhamento que proporciona o bem-estar do pet e dá segurança aos seus tutores.

O procedimento costuma levar apenas uma hora e não exige preparação específica. Na ocasião, o animal é avaliado por completo pelo veterinário e são realizados os seguintes exames:

  • Anamnese: avaliação de variações de comportamento, hábitos alimentares, hidratação e frequência do cio).
  • Exames físicos: avaliação da pele (se apresenta manchas, feridas, queda de pêlos, pulgas e carrapatos); avaliação dos ouvidos; avaliação da saúde bucal; checagem dos batimentos cardíacos; e verificação de ruídos pulmonares.
  • Exames cardiológicos: além dos batimentos cardíacos, o veterinário avalia a necessidade de realizar ecocardiograma, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial e raio-X, por exemplo).
  • Exames laboratoriais: hemograma e avaliação das funções dos rins e do fígado, que possibilitam uma avaliação precisa das condições de saúde do animal.

Durante o check-up, o tutor deve informar sobre a frequência dos passeios e interações com outros animais, bem como sobre qualquer outra alteração percebida no pet. As vacinas que os animais tomam enquanto filhotes precisam ser repetidas anualmente, na fase adulta, e pelo resto da vida. Já a vermifugação deve ser realizada a cada 3 meses. Zoonoses mais graves, como a dirofilariose, por exemplo, possuem prevenção e tratamentos específicos.

Qual a frequência ideal do check-up veterinário?

A frequência do check-up veterinário depende da idade do pet e da orientação do profissional que o acompanha. Para os filhotes, a frequência deve ser mensal até os 4 meses de idade. Nesse período, eles receberão as três vacinas obrigatórias e terão o seu crescimento acompanhado de perto. Os cães irão receber vacinas contra raiva, parvovirose, cinomose e outras doenças. Já os gatos farão testes para leucemia e para o vírus da imunodeficiência felina. Nessa fase, o seu animal de estimação deverá iniciar a vermifugação periódica, para ser protegido contra doenças, como “o verme do coração” (dirofilariose), além da prevenção de pulgas e carrapatos.

Para os animais adultos, recomenda-se fazer o check-up anualmente, pois em um ano o animal de estimação pode sofrer mudanças fisiológicas importantes. Além de acompanhar este processo de perto, as consultas também servirão para a aplicação de vacinas e vermifugação.

Por fim, os animais idosos devem ser avaliados duas vezes por ano. Em geral, cães de grande porte passam da meia-idade aos 4 anos de vida. Animais menores, depois dos 6 anos. Após esse período, os processos degenerativos aceleram, razão pela qual o indicado é que o check-up veterinário de animais idosos seja realizado a cada 4 ou 6 meses, dependendo da orientação do profissional.