Por Janaina Carla Rodrigues Borsagli, Gerente de Gente & Gestão Labtest

 

Quando se discute sobre afinidade no ambiente de trabalho, geralmente pensamos no sentido da empatia entre colaboradores e líderes, ou naqueles colegas que agem de forma parecida no dia a dia. No entanto, existem diversos perfis presentes no meio corporativo, e analisá-los na hora de formar equipes pode influenciar na produtividade, engajamento e clima da empresa

Trabalhar com quem se gosta é ótimo, mas nem sempre é uma possibilidade. A diversidade está presente em todas as empresas, mesmo naquelas que tenham dinâmicas de contratação mais tradicionais.

Este é apenas mais um modelo mental voltado para a gestão organizacional dentre tantas possibilidades atuais, que ampliam este repertório de pensar jornadas de desenvolvimento dos indivíduos no mundo do trabalho.

 

Equipes similares x equipes complementares 

Pensar em similaridade significa fazer a gestão de times seguindo a ótica de aderências das atuações, justamente pensando que os perfis que ali estão compartilham de linhas parecidas de pensamento, modelos de aprendizagem parecidos e matchs comportamentais que se atraem pelas semelhanças.

No entanto, o grande desafio está em atuar ou gerenciar equipes com perfis complementares, em que geralmente o perfil de um é a lacuna do perfil do outro

Falar em perfis complementares significa abordar desenvolvimento, habilidades técnicas e comportamentais. Isso demanda tempo e investimento pessoal, o que pode ser mais moroso, porém, com resultados mais efetivos e muitas vezes mais embasados.

 

O diferencial dos times complementares 

Atuar na formação de times complementares é ter pensamentos divergentes, amplitudes de opiniões e mais cenários para a tomada de decisão. Uma vez que temos pessoas diferentes, com experiências e pensamentos diversos abordando a mesma situação, aumentamos o portfólio de possibilidades e, consequentemente, as escolhas são incrementadas para a atuação profissional.

 

Complementar agrega em todos os níveis da organização

 

Pode ser difícil, tanto para os gestores quanto para qualquer nível de responsabilidade em uma organização, deixar de acreditar que temos que ser sêniores em tudo. Muitas vezes temos muita experiência em um segmento de negócio e, ao enfrentar outros contextos, nos deparamos com o fato de que nem sempre a nossa bagagem é suficiente.

Pelo contrário, ter menos experiência em um segmento de negócio, mesmo com anos de bagagem prática em outros, nos diz que devemos entender que precisamos estar em constante atualização e aprendizado, trazendo o propósito e a necessidade de atuação na formação de times e dos perfis complementares.

Lideranças também são desafiadas a atuar em equipes complementares e a aprender a identificar nas potencialidades das mesmas aquilo que falta em si, sem se sentirem ameaçados. A inovação e a criatividade podem assumir forte expansão quando as diferenças se encontram e, de fato, se complementam.

Complementares ou similares, os perfis podem somar ou prejudicar o desempenho e entregas importantes para as organizações. Desafios importantes para melhor dimensionar pessoas e equipes e focar em resultados alinhados à gestão do clima e à qualidade de vida e, consequentemente, priorizar um olhar para a saúde mental no trabalho.

Veja nosso artigo sobre inteligência emocional no ambiente de trabalho. 

 

Se questione! 

E você, já pensou sobre o seu papel no seu time ou em relação aos seus colegas?

Consegue se identificar como similar ou complementar em sua equipe?

Entende suas contribuições, considerando experiências, vivências e conhecimentos adquiridos ao longo da sua trajetória pessoal e profissional?

Essas perguntas podem favorecer o autoconhecimento e apresentam relação direta com a sua performance e contribuição na atuação organizacional. Como resultado da trajetória profissional, somos motivados a nos questionar e a nos conectar diariamente, reconhecendo que histórias e aprendizados diferentes são muito importantes para o desenvolvimento de pessoas e organizações.

 

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