O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente em 29 de setembro. A data foi eleita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de conscientizar a população sobre a prevenção e combate às doenças cardiovasculares, assim como a importância de cuidar do coração. As doenças cardiovasculares são um conjunto de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, que incluem: coronariana, cerebrovascular, arterial periférica, cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa e embolia pulmonar. 

Os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são causados em razão de um acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos, gerando hemorragia ou coágulos, impedindo o fluxo do sangue para o cérebro ou coração. Normalmente, as doenças cardiovasculares são ocasionadas em decorrência da combinação de fatores de risco que envolve o uso de tabaco, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, consumo de álcool, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.    

 

Estatísticas sobre as doenças cardiovasculares

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que qualquer outra causa. De acordo com dados registrados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em nível nacional, ocorre um óbito a cada 40 segundos. Veja outros comparativos que demonstram o quanto as doenças cardiovasculares causam mais do que:

 

  • Dobro de óbitos gerados pelos cânceres;
  • Duas vezes mais que causas externas (acidentes e violência);
  • Três vezes mais que as doenças respiratórias;
  • Seis vezes mais que todas as infecções.

 

Acessando o Cardiômetro da SBC, é possível conferir o número de mortes ocasionadas por doenças cardiovasculares em tempo real. Para visualizar em estimativas, meio bilhão de pessoas no mundo e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares. O problema merece atenção porque 

essas doenças são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. São mais de 380 mil óbitos todos os anos no Brasil, cerca de mil mortes por dia. 

 

Ações e campanhas

Desde o dia 1 de setembro, a SBC iniciou a campanha “Setembro do Coração”, para informar a população sobre os riscos e a importância dos cuidados preventivos, tratamento e acompanhamento médico para melhorar a qualidade de vida. A ação recebeu o slogan #EuCuidoDoMeuCoração para incentivar a população para ter uma longevidade saudável.

A SBC, por meio dos seus canais digitais, divulgará publicações diárias e lives com especialistas da área, fornecendo orientações sobre prática de atividades físicas, dieta equilibrada, cuidados gerais com a saúde do coração, bem como informações relevantes sobre prevenção e combate às doenças cardiovasculares.  

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Comente e contribua para ampliarmos os conteúdos dos nossos posts! Consulte também nossas publicações e assine a nossa newsletter para acompanhar as novidades.