Em meio à pandemia da COVID-19, muitas empresas tiveram de se adaptar ao novo momento vivido em nossa sociedade. Uma das grandes mudanças foi a adoção do regime home office, onde grande parte das atividades passou a ser realizada em casa pelas pessoas. 

A variedade de setores que tem aderido a esse novo modelo de trabalho é imensa. Segmentos como o e-commerce, telemarketing, design gráfico, marketing, publicidade, revisão de textos e até mesmo professores particulares são apenas alguns exemplos.

No entanto, mesmo após o novo coronavírus, esse tipo de regime deve crescer substancialmente no mercado. Segundo uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o home office deve saltar 30% depois do período de distanciamento social.

 

Os desafios impostos pelo home office

Embora pareça ser uma medida simples, a prática do home office pode render mais desafios do que muitas pessoas pensam. Por isso, listamos alguns dos pontos principais a serem levados em consideração pelos profissionais e empresas.

  • Organização

Embora o trabalho seja feito em casa, é imprescindível que os colaboradores tenham um espaço adequado para a realização de suas tarefas. Além de possuir uma boa iluminação, o ambiente deve ser organizado. 

  • Disciplina

Outro fator muito importante, é a disciplina durante o período de trabalho remoto. Mesmo sendo em casa, é extremamente importante que os funcionários não se deixem levar por distrações que surjam no decorrer do dia (TV, celular, redes sociais etc.).

  • Infraestrutura

Para uma boa adaptação das atividades para o trabalho home office, é indispensável que as empresas ofereçam suporte e infraestrutura adequada para os seus funcionários. Notebooks, celulares corporativos e outros materiais devem ser fornecidos previamente. 

  • Disponibilidade

Por fim, mas não menos importante, é interessante que os colaboradores estejam disponíveis para entrar em reuniões e videoconferências em algum momento do dia, caso seja necessário. 

Medidas adotadas pela  Labtest

Seguindo as recomendações dos órgãos governamentais e organizações de saúde, a Labtest também aderiu ao trabalho remoto para garantir a segurança dos seus colaboradores e de suas famílias.  

Atualmente, a empresa possui um quadro de 192 colaboradores, divididos nas áreas administrativas e industriais.

Quase todos os colaboradores do quadro administrativo estão de home office. Para viabilizar esta prática, foram disponibilizados notebooks à todos os funcionários e smartphones com acesso à internet para prosseguir com as suas atividades. As reuniões estão sendo conduzidas através de plataformas online.    

Os funcionários das áreas industriais (à exceção daqueles que fazem parte do grupo de risco), estão trabalhando em esquema de rodízio, a fim de manter a importante e essencial a cadeia de fornecimento de insumos laboratoriais neste momento de pandemia. 

Contudo, visando garantir a segurança dos colaboradores e suas famílias, várias medidas de proteção foram tomadas. Em todas as dependências da empresa, foram disponibilizados recipientes de álcool gel e kit de máscaras de tecido a cada colaborador que precisa comparecer fisicamente à Labtest. 

Além disso, orientações práticas sobre o processo correto de higienização das mãos e cuidados a serem observados, foram amplamente divulgados nos meios de comunicação da empresa. .

O refeitório da Labtest foi reformulado, com alteração do layout, onde foram reduzidas a circulação e a capacidade de pessoas, para evitar o agrupamento de mais de 20 colaboradores no ambiente. Exemplo disso são as mesas coletivas, que foram dispostas com assentos limitados a 2 pessoas. O sistema de self service também foi substituído pelo sistema de “prato montado”, entregue individualmente a cada colaborador.

Para saber mais detalhes de outras práticas de biossegurança que podem ser adotadas pela sua empresa, confira o artigo “Biossegurança aplicada aos laboratórios durante a pandemia da COVID-19”.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Comente e contribua para ampliarmos os conteúdos dos nossos posts! Consulte também nossas publicações e assine a nossa newsletter para acompanhar as novidades.