A coleta de sangue capilar é adequada para pequenos volumes de amostra e é muito útil no ambiente hospitalar e na pediatria, onde a coleta de grande quantidade de sangue pode ser difícil. Um exemplo importante para a aplicabilidade da coleta capilar é o exame de Gasometria em pacientes críticos que estejam em situações de difícil coleta de sangue arterial ou quando é necessário realizar o exame em neonatos. 

O sangue capilar é uma mistura, obtido através de punção transcutânea, com maior proporção de sangue arterial do que sangue venoso. Os locais mais comuns para realizar a punção são: na superfície palmar da falange distal e na superfície plantar lateral ou medial do calcanhar. 

No INFOTEC sobre Procedimentos para coleta de sangue capilar destacam-se os principais aspectos para este tipo de coleta. 

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Comente e contribua para ampliarmos os conteúdos dos nossos posts! Consulte também nossas publicações e assine a nossa newsletter para acompanhar as novidades.