Gerir pessoas é um desafio importante para todas as empresas. Quem é dono de laboratório sabe bem como o fator humano é estratégico para o crescimento do negócio.

 

Em entrevista ao blog da Labtest, a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Bruna Ribeiro Antonucci, aborda temas relacionados à gestão de pessoas nos dias atuais e dá dicas para quem busca uma oportunidade de trabalho.

 

Confira!

 

O que a Labtest analisa na hora de contratar um profissional, em primeiro lugar?

 

A pontualidade, como a pessoa se organizou para chegar até o processo. A pontualidade é essencial não só para processos seletivos, mas para compromissos no geral, e engana-se quem pensa que quanto mais cedo chegar melhor. Chegar muito cedo pode demonstrar também uma falta de programação/organização e pode deixar o recrutador desconfortável, já que ele também possui uma agenda a cumprir e nem sempre pode antecipar a entrevista. O ideal é chegar 15 minutos antes.

 

Por que as competências interpessoais têm ganhado tanto valor no mercado?

 

Hoje em dia, só ter habilidade e conhecimento não é suficiente, é necessário ter valores sólidos e atitude. O mercado vem considerando cada dia mais os valores, a história, os comportamentos e a atitude como diferencial, já que habilidades e conhecimentos podem ser adquiridos com mais velocidade e são mais acessíveis. Além disso, não é possível se pensar em retenção de talentos quando os valores da empresa não são condizentes com os do candidato. Sem essa conexão não existe engajamento, propósito e comprometimento com a marca.

 

O que mudou para os profissionais de Gestão de Pessoas?

 

A transformação digital também chegou ao RH. Ufaaa! Hoje, temos boas ferramentas de análises comportamentais que são online tanto na aplicação quanto no resultado, além de diversos sistemas que otimizam o processo de recrutamento (recrutamento inteligente, análise de respostas e currículos, entre outros). Na Labtest, ainda não temos sistemas para recrutamento, mas criamos nossa própria forma de usar as tecnologias ao nosso favor: divulgamos nossas vagas no LinkedIn, usamos Skype para entrevistas, analisamos vídeos de candidatos e fazemos testes online. Tudo isso para que, ao entrevistarmos cara a cara, tenhamos a certeza que esse tempo será produtivo tanto para o recrutador quanto para o candidato.

 

O que você aconselha para um profissional que vai a uma entrevista de emprego?

 

Se conheça! Os processos seletivos estão mudando o foco e só saber seu ponto fraco e forte já não ajuda mais. Conheça os seus valores, seus interesses, sonhos, planos e propósitos, saiba o que te motiva e o que te cativa, o que te incomoda e o que te movimenta. Tudo isso é essencial para um processo rico e um “casamento” de sucesso com a empresa.

 

Busque conhecer a empresa a fundo: valores, visão, missão, história, produtos, tudo que puder! Pesquise o histórico dela no mercado, como ela se posiciona. Análise se os valores e missão dessa empresa “casam” com o que você tem de propósito e ideal. Organize suas dúvidas e lembre-se de tirá-las, afinal, um processo seletivo é uma via de mão dupla: o recrutador tem que escolher você, mas você também tem que querer muito estar dentro, tem que escolher a empresa.

 

Se programe: seja pontual!

 

Seja educado: do porteiro ao recrutador, todos eles poderão ser seus colegas de trabalho no futuro.

 

Seja verdadeiro: os recrutadores podem solicitar indicações das empresas anteriores, comprovantes de cursos e certificações, então, não minta, fale somente aquilo que realmente consiga comprovar e seja real.

 

Relaxe! Quanto mais nervoso você ficar, mais dificuldade vai ter em contar sua história. Uma entrevista é isso: é o momento de você contar quem você é!