Grupo que reúne mulheres de todo o país busca disseminar informações do negócio por meio das redes sociais, agregando diversos profissionais das análises clínicas

Em um tom de brincadeira, um grupo de mulheres se reuniu para dividir assuntos em comum. Com o envolvimento e amadurecimento, essas mesmas mulheres passaram a trocar informações e compartilhar conhecimentos técnicos e de gestão que faziam parte do cotidiano de cada uma.

Aos poucos, essa união foi crescendo. Em um determinado momento, surgiu a ideia de levar e e dividir esse universo de conhecimento das análises clínicas a outros profissionais da área. Foi assim que surgiu a Organização Feminina de Análises Clínicas do Brasil (OFAC).

Segundo a farmacêutica Marbenha Linko, idealizadora da organização, a OFAC surgiu diante do desejo de mostrar a capacidade ilimitada da força, criatividade e determinação das mulheres através de exemplos das que compõem a Organização. “Nosso objetivo é disseminar o conhecimento através do maior número de mídias digitais possíveis, para que este chegue a todos os profissionais das análises clínicas, independentemente do sexo”, conta Marbenha.

Essa rede de atenção e disseminação de ideias reúne, ao todo, 21 profissionais de todo o Brasil. Essas mulheres compartilham ideias diversas e, principalmente, trocam informações técnicas a respeito das análises clínicas. Em um ambiente virtual, são narradas experiências sobre o cotidiano da bancada e da mesa de negociações.

O ambiente em questão é o Whatsapp. Nele existem dois grupos fixos, o OFAC VIP, com um viés mais social, técnico-científico, e OFAC CQ (Controle de Qualidade) voltado para discussões. Há também um grupo temporário, o OFAC Convida. Neste caso, o grupo foi criado apenas para a realização de palestras. Após a fala de cada convidado, o grupo é desfeito. Além disso, a Organização apresenta publicações bimestrais na revista Newslab, na sessão “Lady News”.

Parceria com a Labtest

Em 2018, durante o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), houve o primeiro encontro entre algumas participantes do grupo e a equipe da Labtest. Foi neste momento que notaram a necessidade de ampliar o trabalho que já estava sendo desenvolvido, estabelecendo uma parceria. Neste ano, a OFAC estará novamente presente na CBAC e, desta vez, as mulheres integrantes da Organização serão recebidas pela Labtest em seu estande, estreitando suas ações de colaboração na divulgação do conhecimento científico e de gestão.

“Sentimos-nos honradas em contar com a parceria da Labtest, grande empresa reconhecida no mercado nacional e internacional. A Labtest está alinhada com a missão da OFAC, a educação continuada, e é exatamente neste intuito que caminharmos juntos, em parceria, com o desejo de impulsionar a área das análises clínicas e os demais segmentos vinculados a laboratórios. Almejamos uma estrada de sucesso e crescimento profissional para nós e nossos parceiros, e essa empresa, que carrega a tradição e a excelência, e que tem como premissa o compromisso com a vida, não poderia ficar de fora dessa grande sinergia”, afirma Marbenha.

Clique aqui para saber mais sobre a 46ª edição do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Acompanhe também nossos posts e assine nossa Newsletter.