O modelo de recrutamento e seleção de candidatos nas empresas ganhou outra dinâmica com o uso de novas tecnologias. Entre as tendências para esse segmento de gestão de pessoas, podemos destacar a formação de líderes que inspiram, treinamentos aliados à tecnologia e inovação e otimização do processo de recrutamento.

Atento a esse movimento, a área de Gente e Gestão da Labtest contratou a plataforma de recrutamento e seleção online da Gupy, fornecedor de Inteligência Artificial (IA). A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar as empresas a alcançar mais candidatos e centralizar a operação de recrutamento e seleção. O desempenho do software depende da quantidade de dados para ensinar o que é relevante aos algoritmos para uma contratação.

Essa tecnologia automatizou o gerenciamento dos recrutadores na seleção dos candidatos mais aderentes com a vaga disponível, bem como o armazenamento dos currículos. Com essa plataforma, recrutadores da Labtest e candidatos são beneficiados. Os primeiros por terem o processo mais inteligente e otimizado. Já os interessados em fazer parte do time da empresa ganham mais visibilidade e possibilidade de serem recrutados e convidados para um processo seletivo, além de fazer parte de um banco de talentos ativo.

“Esse processo não é mais manual, não tem mais o viés do olhar do recrutador. Nós temos uma plataforma que ajuda na triagem dos currículos, conforme a demanda. Não tem mais o risco da pessoa levar o currículo e ele ficar esquecido. Quando cadastramos uma vaga, a inteligência do software sabe os requisitos necessários de escolaridade, informação técnica e experiência. Quanto mais afinidade, maior é a chance do currículo ser analisado”, explica Bruna Antonnuci, gerente da área de Gente e Gestão.

A Labtest optou pela plataforma para otimizar o processo de recrutamento e seleção da empresa. “O software proporciona o contato e a transparência com o nosso candidato. Desde o cadastro do currículo até o recebimento do feedback, ele acompanha o passo a passo do processo, além de conseguirmos ter um banco de talentos mais justo e atualizado”, detalhou Bruna. 

 

Como funcionam as etapas de recrutamento e seleção da Labtest

A implantação do software reduziu consideravelmente o tempo e o processo de recrutamento de 15 para até 3 dias, de acordo com o fluxo de currículos recebidos, avalia a gerente. Além dessa melhora, o processo confere oportunidades iguais para todas as pessoas, desde que o currículo seja condizente com a vaga. O intuito é que as pessoas conheçam as etapas de recrutamento e seleção desde o início e tenham acesso às oportunidades disponíveis.

Com a vaga cadastrada no sistema e disponível ao mercado, profissionais podem se candidatar e passarão por uma triagem dos currículos mais aderentes ao perfil buscado. 

O gestor da área e o recrutador são responsáveis por verificar se o processo está coerente, assim como se os perfis estão de acordo com a oportunidade ofertada. Após essa checagem, uma mensagem é disparada, informando se o candidato foi selecionado para a próxima etapa. Caso não avance, um comunicado é enviado, esclarecendo que ele não passou, mas o seu currículo é armazenado no banco de talentos, além de ser notificado para outras chances.     

Após o cadastro inicial, os candidatos já têm a etapa online disponível em que são submetidos aos testes de fit cultural e compliance, que fornecem informações aos gestores e recrutadores para triagem e escolha do perfil mais compatível com os valores da Labtest. Desta etapa em diante, as próximas fases podem oscilar de acordo com o tipo e as exigências da vaga, por exemplo, apresentações por vídeo, teste de idiomas e comportamental, entrevistas por videoconferência, entre outros. 

Independentemente do formato das próximas etapas, o candidato pode acompanhar como está o andamento do processo pelo login e interagir com a empresa ou recrutadores por meio de mensagens dentro da própria plataforma. Mesmo se ele não se enquadrar nos requisitos da vaga, há a possibilidade de cadastrar o currículo e ser sinalizado para oportunidades futuras. 

“Eu fico muito feliz, em nome da Labtest, por disponibilizar ao mercado e aos profissionais do ramo de Diagnóstico in Vitro, a possibilidade de ter uma experiência incrível conosco, mesmo que seja somente para cadastrar o seu currículo”, salientou Bruna sobre a importância da ferramenta em fornecer uma jornada satisfatória aos candidatos que querem ingressar na empresa.

 

Habilidades para fazer parte da Labtest

O trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Labtest é sustentado pelo Comprometimento, Respeito, Excelência e Resultado (CRER) na prestação de serviços e entrega de produtos para pessoas e animais.

A gerente da área de Gente e Gestão reforça que a qualificação técnica e o conhecimento são importantes, mas não uma prioridade, uma vez que podem ser aprendidos.

“É importante entender que a Labtest não recruta somente por competência, mas principalmente pelos valores e propósitos, que são fundamentais para entrar na empresa”, esclarece Bruna.  

A Labtest utiliza a Inteligência Artificial (IA) no recrutamento e seleção, pois entende que a inovação é uma de suas marcas. “Queremos ser reconhecidos com esse viés de que as pessoas podem confiar no nosso processo de recrutamento e são bem-vindas com as suas ideias inovadoras”, finaliza a gerente da área de Gente e Gestão da Labtest.

Quer saber quais são as vagas disponíveis no nosso sistema ou cadastrar o seu currículo? Acesse a nossa plataforma de vagas para saber mais.