Excelência: veja algumas soluções para implementar no seu laboratório e melhorar a comunicação com seus clientes

 

Durante o 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, que acontece esta semana em Florianópolis, a Labtest realiza uma ação para promover as suas redes sociais entre os clientes, distribuidores e congressistas; a mesma iniciativa acontece na sede da empresa, em Lagoa Santa, Minas Gerais. A empresa distribui almofadas de emojis, convidando as pessoas a curtirem seus canais no LinkedIn, Facebook e blog, que reúnem materiais técnicos e científicos, lançamentos, conteúdos sobre rotinas e gestão de laboratórios, entre outros.

 

O investimento no relacionamento com o cliente por meio dos novos canais de comunicação digitais é, inclusive, um dos temas em debate na programação científica do 52º CBPC/ML. A mesa redonda “A excelência no atendimento ao cliente” teve esse foco: a tecnologia pode e deve ser uma forte aliada na comunicação com o cliente, tendo em vista satisfazer suas necessidades e aumentar a produtividade das empresas da área de saúde. Seu laboratório está atento a essas novidades que aproximam marca e consumidor?

 

De acordo com a palestrante Daniela Camarinha, o empoderamento é um conceito importante em saúde – o paciente bem informado vai se cuidar e buscar serviços especializados. O acesso à informação é fundamental na jornada do cliente antes e dentro do laboratório. Daniela também lembrou que toda empresa precisa ter em mente qual é o seu propósito, ter ações centradas no cliente, repensar a cultura organizacional e gerar a verdadeira empatia nas relações de trabalho: quando as pessoas se colocam no lugar do outro.

 

O laboratório do século XXI deve adotar e pensar novas ferramentas de comunicação para engajar as pessoas, o que é crucial para qualquer produto ou serviço. Essas ferramentas dão voz ao cliente e permitem ações em escala, gerando economia para as empresas. Nesse processo, é preciso ter a certeza de que o cliente compreende a empresa, suas soluções e os benefícios disponíveis, construindo relações de confiança.

 

Veja aqui as ferramentas de comunicação mais usadas pelas empresas de sucesso:

 

Site com contínua análise de dados (Google Analytics), redes sociais atualizadas e monitoradas, produção de conteúdo sistematizada, incluindo vídeos, análise de visitantes do site, de buscas orgânicas e de participação de usuários por localidade, estudo de alcance total de visitantes e leads gerados, downloads feitos no site e proveniência de contatos. Tudo isso ajuda a compreender o comportamento do cliente, a buscar seu feedback e desenvolver formas de interação mais eficientes.

 

Sobre a tecnologia, é importante que os laboratórios tenham um bom banco de dados

 

É ele que permite o uso de ferramentas modernas, tal como Chatbots (robôs que conversam via chat com o cliente para facilitar a comunicação entre a marca e o consumidor), CRM (ferramenta de gestão de relacionamento da carteira de clientes), SAC, FAQ (perguntas e respostas no site), contatos por WhatsApp (aplicativo que pode ser integrado ao CRM) e outros APPs próprios que a empresa possa desenvolver.

 

Em relação às redes sociais, as mais importantes hoje são: Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn. Além disso, considerando o novo perfil do Marketing, baseado em inovação e tecnologia que permitem medir os resultados das ações, o uso de e-mail marketing dirigido (e autorizado pelo cliente) é cada vez mais frequente. E lembre-se: é importante saber que tipo de informação seu cliente deseja e ajudá-lo, sem ser invasivo.

 

O sucesso vem da capacidade de trabalhar em conjunto, compartilhar, cocriar valor. E você, já curtiu as redes sociais da Labtest? Temos conteúdos muito interessantes para a sua empresa. Assine nossa Newsletter e acompanhe as novidades.

 

Foto: Divulgação da Labtest / Celso Pupo