A atenção com o meio ambiente e com as comunidades próximas a Labtest é algo que a empresa não abre mão. Prova disso são as ações de responsabilidade social e ambiental adotadas pela empresa. Desde sua fundação, a maior indústria brasileira de diagnóstico in vitro se preocupa com seus impactos socioambientais, seguindo rigorosamente a legislação acerca dos temas e também promovendo iniciativas que contribuem para ampliar a conscientização e os cuidados com o meio ambiente e a sociedade.

“Temos interesse de mostrar que nossos valores não estão só no papel. Por isso, investimos em ações na comunidade. Nosso respeito é com todos, meio ambiente, clientes, colaboradores e moradores da região”, reflete Bruna Ribeiro Antonucci, coordenadora de Recursos Humanos da Labtest.

Labtest solidária

No início de 2018, foi criada o movimento “Labtest Solidária”, que visa engajar os colaboradores em ações positivas para comunidade. De lá para cá, foram realizadas diversas atividades junto à população habitante das proximidades de Lagoa Santa (MG).

A primeira delas foi uma gincana para arrecadação de alimentos. A partir do envolvimento dos colaboradores, a empresa conseguiu arrecadar uma tonelada de alimentos que foram distribuídos em cinco instituições da região.

No mesmo ano, houve o apadrinhamento do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, de Belo Horizonte. Esta atividade focou na doação de fraldas e leite para as crianças da instituição.

Ações para todas as idades

No fim do ano, as crianças de um outro abrigo receberam a doação de televisões e videogames. Os funcionários da Labtest também apadrinharam crianças que mandaram cartinhas para o Papai Noel. Na ocasião, houve, inclusive, uma cerimônia para a entrega dos presentes.  No início de setembro deste ano, as crianças deste abrigo receberão mais brinquedos e serão levadas para assistir a um filme nos cinemas.

Outra ação de responsabilidade social feita pela Labtest foi no Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua. Em meados de 2019, profissionais da empresa se reuniram no local para uma roda de viola e um lanche coletivo. Roupas e agasalhos também foram doados.

“Nossos colaboradores são os protagonistas. Eles estão em tudo. A gente divulga a ação e eles participam ativamente. Tanto na hora de juntar as doações quanto na ida aos locais para prestigiar as pessoas. Sempre somos recebidos de braços abertos. Todos ficam muito felizes com essas ações. Só há consequências positivas”, comemora Bruna.

Preocupação com o meio ambiente

De acordo com a legislação ambiental, as atividades industriais desenvolvidas pela Labtest podem ser consideradas de alto impacto ambiental. Por isso, a empresa se certifica de forma cuidadosa que toda a regulamentação está sendo seguida. Além disso, são feitas ações internas e externas para que as atividades sejam menos impactantes.

Um bom exemplo é a gestão de resíduos. Em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa, a empresa realiza a coleta seletiva de lixo e faz doações de resíduos aos catadores. A ideia é dar um destino mais nobre aos resíduos produzidos: a reciclagem.

Segundo Gabriela Figueiredo, analista ambiental da Labtest, outra preocupação é com a gestão hídrica. Assim, há na Labtest um projeto de reaproveitamento de água da chuva. “Conseguimos captar a água que desce das calhas e reutilizá-las em um dos banheiros e na limpeza externa. Trata-se de uma água limpa que conseguimos reaproveitar”, conta Gabriela.

Foco na sustentabilidade

No ano passado, em uma ação organizada pelo RH da Labtest, os colaboradores construíram um pomar em uma área externa da empresa. Foram montadas equipes que ficaram responsáveis pela plantação de diversas árvores. A ideia promoveu grande engajamento, e os frutos produzidos hoje pelo pomar ficam com os próprios profissionais.

Outra ideia apoiada pelos colaboradores foi a retirada dos corpos descartáveis da empresa. “Durante a Semana do Meio Ambiente deste ano, retiramos os copos descartáveis e demos copos de fibra de coco para funcionários e visitantes. Isso trouxe consequências positivas, por isso mantivemos a ação. Se antes a empresa gastava 114 mil copos de plástico por mês, hoje os funcionários têm suas próprias canecas e copos dados pela empresa. O impacto disso não é só financeiro. A ação visa também a conscientização e a diminuição de geração de resíduos”, explica Gabriela.

E o seu laboratório, também realiza ações de responsabilidade socioambientais? Acompanhe nosso blog  e assine nossa Newsletter para saber mais das tendências e novidades do setor de análises clínicas!