Após o Outubro Rosa, é a vez do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. A ideia é disseminar informações a respeito da prevenção, tratamento e diagnóstico para esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, após o câncer de pele.

Só em 2018, foram diagnosticados no país mais de 68 mil homens com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O número de óbitos superou a taxa de 15 mil. Dados do Instituto ainda afirmam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a esta doença. Por isso, a campanha realizada durante o mês de novembro é essencial para a divulgação de informações sobre o câncer de próstata.

 

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que se localiza abaixo da bexiga. A sua principal função é produzir um líquido que compõe o esperma. Embora seja uma doença comum, o câncer de próstata é, muitas vezes, considerado um assunto delicado. Muitos homens, por medo ou desconhecimento, acabam evitando a realização de exames regulares, o que impacta diretamente no risco causado pela doença.

O câncer no corpo humano é resultado de um crescimento descontrolado das células. No estágio inicial do câncer de próstata, o crescimento é lento e assintomático. Mas, há casos em que ele pode crescer rapidamente, sofrer o processo de metástase e se espalhar para os outros órgãos. Nessa situação, o paciente pode vir a óbito.

 

Diagnóstico, tratamento e prevenção

Segundo a Fundação do Câncer, a prevenção do câncer de próstata está atrelada a hábitos de vida do paciente. Isso inclui a necessidade de uma alimentação saudável, controle de peso, prática de atividade física, controle de pressão e colesterol, entre outros.

Assim como em outras doenças, a melhor forma para aumentar as chances de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. De acordo com Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os exames devem ser feitos uma vez por ano por homens brancos com mais de 50 anos e homens negros acima de 45 anos, por ser um grupo de maior incidência da doença. O exame de toque retal é o que permite ao médico avaliar as alterações na próstata.

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%. As formas de tratamento estão associadas à intensidade da doença e podem ser de uma ou de várias técnicas, combinadas ou não.  A cirurgia de retirada do tumor é a principal técnica utilizada atualmente e pode ser associada a radioterapia e hormonioterapia, de acordo com o caso.

 

O Novembro Azul

A campanha de conscientização para o câncer de próstata teve início em 2003, na Austrália. Naquele ano, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar atenção para saúde masculina. Com o passar dos anos, a causa ganhou mais adeptos e, hoje, o Novembro Azul acontece em mais de 20 países.

No Brasil, a proposta disseminou-se em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida e a SBU se juntaram para a propagação da ideia. A cada ano, um tema é escolhido para orientar as atividades de conscientização. O tema escolhido para 2019 é: “Seja herói da sua saúde”.

Durante todo o mês, instituições públicas e privadas promoverão ações focadas na propagação de informações sobre o câncer. A SBU, por exemplo, realizará ciclos de palestras com médicos da área em várias capitais. Já o INCA disponibiliza em seu site uma cartilha com informações sobre o tema.

Deixe nos comentários as dúvidas sobre o assunto. Visite nosso blog para acompanhar discussões sobre variados temas, e lembre-se de assinar nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades.