sobre
a labtest

UMA EMPRESA MODERNA,
CERTIFICADA E RECONHECIDA
EM TODO O MUNDO.

A Labtest Diagnóstica S.A. é a maior indústria brasileira de diagnóstico in vitro e orgulha-se de ser uma empresa de vanguarda. O portfólio de produtos conta com ampla linha de reagentes e de equipamentos para diversos perfis de laboratórios de análises clínicas. Fundada pelos médicos Patologistas Clínicos Dr. Geraldo Lustosa e Dr. José Carlos Basques em 1971, a Labtest consagrou-se como referência no mercado de biotecnologia, reconhecida nacional e internacionalmente. Hoje, o grupo Labtest é presidido pela médica Patologista Clínica Dra. Eliane Lustosa e mantém sua expansão pautada pelo contínuo investimento em inovação e tecnologia, aliada à solidez e eficiência em sua governança corporativa.

Missão

Prover soluções em diagnósticos in vitro em benefício da vida.

Visão

Estar presente em todo laboratório clínico do Brasil e ser uma empresa transnacional
comprometida com o desenvolvimento do mercado de diagnósticos in vitro.

Valores

CRER: Comprometimento, Respeito, Excelência e Resultado.

Política da Qualidade

Desenvolver soluções para o diagnóstico in vitro atendendo o mercado de saúde humana e animal, assegurando:

• Atendimento aos requisitos dos clientes e regulatórios aplicáveis, proporcionando segurança e eficácia aos seus produtos e eficiente prestação de serviços, por meio de um sistema de gestão da qualidade continuamente aprimorado;

• Condições de aprendizagem aos funcionários, com o objetivo de garantir a longevidade e competitividade da empresa;
• Retorno dos interesses dos acionistas agregando continuamente valor ao negócio;
• Evolução tecnológica, buscando aumentar a eficiência dos produtos oferecidos pela empresa.

Linha do Tempo

  1. Os médicos patologistas clínicos Dr. Geraldo Lustosa e Dr. José Carlos Basques fundam a Labtest S.A.
    A Ata de registro é datada de 23 de junho de 1971, e o nome da empresa nascente retrata a filosofia de vida dos sócios: Labor e Teste “Labtest” – trabalho e experimento.

  2. A primeira fábrica instala-se em uma sala de 25m² na Rua dos Carijós 150, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O “carro-chefe” era um produto inovador – o kit para dosagem de triglicérides – com metodologia pesquisada e desenvolvida por José Carlos Basques, que colocou o exame de triglicérides ao alcance de qualquer laboratório.

  3. A empresa adquire a primeira envasadora semiautomática, o que impulsionou a produção, a comercialização e a necessidade de ampliação do espaço físico. A sede muda-se para uma casa com 160m² na rua Gonçalves Dias, no centro de Belo Horizonte. Nessa época, a Labtest fabricava 32 produtos, tinha 21 empregados e já atendia todo o Brasil.

  4. Ano da mudança para a primeira sede própria na Av Isabel Bueno 946, bairro Santa Rosa, em BH. Surgem as primeiras publicações técnico-científicas dedicadas à educação continuada. A didática e a criteriosidade na produção do conteúdo afloram como verdadeira vocação, originando materiais de referência e ações prestigiadas como o Projeto Universidade.

  5. Consolidada no mercado nacional, a Labtest inicia a atuação na América do Sul. Nesse mesmo ano, é lançada a Hemoglobina Glicosilada, uma grande inovação que permitia a troca de meses de testes por um só exame. O teste, por avaliar a glicemia média dos últimos noventa dia, oferecia segurança incomparavelmente maior do que os processos anteriores.

  6. A Labtest apresenta os dois primeiros reagentes do que viria a ser uma linha de produtos revolucionários – a linha Enzimática. Os primogênitos foram a Glicose GOD-ANA e o Ácido Úrico UOD-ANA.

  7. O lançamento destes novos produtos significou um extraordinário avanço na área de exames em análises clínicas e em pouco tempo a Labtest assume a liderança de mercado e consagra-se como a primeira indústria nacional a desenvolver e empregar enzimas como ferramenta de análises, o que abriu mercado para os sistemas de automação.

  8. A Labtest introduz em seu portfólio os produtos de testes rápidos de aglutinação – Serolatex, Reumalatex e Betalatex.

  9. Ao comemorar 25 anos, acontece a mudança para a sede atual, um novo parque industrial com mais 12 mil m² em Lagoa Santa, região metropolitana de BH. As mudanças também sucederam na estrutura organizacional e política da empresa. Novas práticas de governança preparam bases sólidas para sustentar um crescimento ainda mais pungente.

  10. Representando um marco na modernização da empresa, a Labtest conquista a certificação ISO 9001 e lança os revolucionários reagentes prontos para uso – a linha de produtos LIQUIFORM, com a tecnologia de conservação sob a forma de líquidos estáveis. Responsável pela pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia, a Labtest surpreende mais uma vez.

  11. Ao comemorar 30 anos, a Labtest destaca-se como a primeira empresa a conquistar o inédito certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle para Produtos de Diagnóstico In Vitro, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nesse período, a empresa disponibilizava ao mercado cerca de 600 mil kits por ano.

  12. A Labtest inaugura o seu núcleo de automação e lança os primeiros equipamentos automáticos de análises bioquímicas. O lançamento da linha Labmax de analisadores não só impulsionou os negócios da empresa, como também gerou novos empregos diretos e indiretos em toda a rede.

  13. Durante o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, realizado no Rio de Janeiro, a Labtest lança a linha de Uroanálise e apresenta as tiras reativas UriQuest.

  14. Inspirada pelo novo milênio e prestes a comemorar 35 anos, a Labtest apresenta a sua nova identidade visual. O conceito de integração com seus stakeholders está em total sintonia. A nova marca destaca “esferas aglutinadas que representam moléculas interagindo, como partes que se completam na formação de um todo, dinâmico e harmônico.

  15. A Labtest sofre com a perda de um dos seus fundadores. Falece o talentoso e disciplinado Dr. Geraldo Lustosa, que construiu sólida reputação no meio médico e, de forma notável, contribuiu para o desenvolvimento da medicina laboratorial.

  16. Inicia-se o processo de registro dos produtos Labtest na Comunidade Européia e o portfólio de reagentes é ampliado com a chegada das linhas ELISA, imunoquímica e coagulação.

  17. A Labtest conquista a certificação internacional ISO:13485, norma específica para produtos do segmento de saúde. Nesse mesmo ano, é lançada a linha de Hematologia, com os primeiros reagentes e contador de células sanguíneas da família SDH.

  18. Outra grande perda para a Labtest. Dr. José Carlos Basques, que presidiu a empresa por muitos anos, falece. Sua exitosa trajetória como cientista e empreendedor foi marcada, sobretudo, pela conduta ética, dignidade e respeito ao ser humano.

Código de Conduta

Para esclarecer e divulgar aos colaboradores, acionistas
e stakeholders a filosofia do Grupo Labtest, foi estabelecido um Código de Conduta.
As diretrizes de transparência, ética e integridade estão descritas em nosso
Manual de Conduta e em nossa Política Anticorrupção.

consultar manual de conduta consultar política anticorrupção fale conosco